Stirpes  

Go Back   Stirpes > Ethnic Forums > Gens Romana

Gens Romana Forum reserved to discuss Romance issues. Languages other than English in the sub-forums.

View Poll Results: With which people/culture you identify yourself with:
Iberians 7 25.00%
Celts 5 17.86%
Romans 4 14.29%
Celtiberians 9 32.14%
Moors 2 7.14%
Other 1 3.57%
Voters: 28. You may not vote on this poll

Reply

Thread Tools Display Modes
  #21 (permalink)     Quote this post in a PM
Old Thursday, January 27th, 2005
Inactive Member

Last Online: Thursday, January 25th, 2007 11:28
Faísca 's wisdom is legendary.Faísca 's wisdom is legendary.Faísca 's wisdom is legendary.Faísca 's wisdom is legendary.Faísca 's wisdom is legendary.Faísca 's wisdom is legendary.Faísca 's wisdom is legendary.Faísca 's wisdom is legendary.Faísca 's wisdom is legendary.Faísca 's wisdom is legendary.Faísca 's wisdom is legendary.
Default Re: Spaniards Culture Quiz

Quote:
Originally Posted by Vitor
Cousa já ninguém usa, pode ser a forma correcta, mas já só se usa a coisa e não cousa!
O cousa acabou...
Peço desculpa, mas passei o ensino secundário com nota vinte a Português A e sempre escrevi cousa. Ainda hoje o faço, mesmo na universidade, e não parece que alguém interprete como erro. De facto, é tão normal como ouro ou oiro, por exemplo. Talvez aqui em cima as coisas sejam diferentes. Resumindo, não vale a pena argumentares, basta agarrares uma gramática e veres que está correcto.

Quote:
Pode ser a correcta, mas a malta já só usa a versão moderna, estamos todos errados!
Coisa também está correcto. Ambas estão; como disse anteriormente é uma realização facultativa do ditongo oi ou ou, ou seja, tanto podes dizer coisa como cousa. Eu pessoalmente uso cousa uma vez que assim fui ensinado, e é a forma mais usual na minha região.
Reply With Quote
  #22 (permalink)     Quote this post in a PM
ArriAno
Guest

Exclamation Re: Spaniards Culture Quiz

Es penoso y patético que cualquiera de los habitantes de España de hoy pueda sentirse antes romano que celta o celtíbero (a no ser que descienda de inmigrantes italianos), y eso sólo puede deberse a la ignorancia, la ceguera y la necedad. Los romanos fueron la peor peste que ha asolado Europa y destruyeron las más valiosas y antiguas estirpes y culturas de Europa, las de las gentes del norte de España. Y no contentos con destruir las raices mismas y la identidad de los pueblos de Europa, se ensañaron saqueando y apropiándose de lo más valioso de la antigua Europa, hasta el punto de adueñarse y hacer pasar por suyas la señas de identidad de las mas rancias y viejas culturas europeas.
Reply With Quote
  #23 (permalink)     Quote this post in a PM
Gil's Avatar
Gil Gil is offline
Grand Member

Last Online: Monday, March 31st, 2008 14:26
Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.

A lingua que estás a falar, o gosto pelo vinho, pelas azeitonas, a propria Lei, são tudo frutos de ROMA, não dessa suposta celticidade. Não tenho nada contra povos/culturas/pessoas de etnia "celtica" ou com amor ás tradições celticas, mas prezo e dou imenso valor á raiz romana.

Reply With Quote
  #24 (permalink)     Quote this post in a PM
Vitor's Avatar
Inactive Member

Last Online: Wednesday, January 10th, 2007 22:18
Vitor is noble of speech.Vitor is noble of speech.

Manji Concordas que genéticamente és mais ibérico que romano?

Culturalmente talvez tenhas razão, mas até os celtas são invasores, os verdadeiros ibéricos (habitantes da peninsula Ibérica) são mais antigos que os celtas...muito mais!
Reply With Quote
  #25 (permalink)     Quote this post in a PM
Vitor's Avatar
Inactive Member

Quote:
Coisa também está correcto. Ambas estão; como disse anteriormente é uma realização facultativa do ditongo oi ou ou, ou seja, tanto podes dizer coisa como cousa. Eu pessoalmente uso cousa uma vez que assim fui ensinado, e é a forma mais usual na minha região.
Achei estranho já que aqui em baixo pouca gente usa cousa, mas acredito que estejam ambas correctas!

Eu em português sempre fui um aluno mediocre!
Reply With Quote
  #26 (permalink)     Quote this post in a PM
Gil's Avatar
Gil Gil is offline
Grand Member

Last Online: Monday, March 31st, 2008 14:26
Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.Gil is a sage.

Genéticamente? Bem, isso é complicado de afirmar porque vejamos:

O fenotipo é a expressão visivel do genotipo e como tal estão profundamente ligados. Como tal e baseado no meu fenotipo creio que pertenço ao grupo chamado Atlanto-Mediterranico. Como creio que o grupo atlanto-mediterranico pode ser dividido em grupos diferentes (chamemos-lhe tipos) achei por bem denominar ibero-atlantico. Porquê? Porque acho que o meu fenotipo nasce da fusão entre elementos mais robustos (dai o atlantico) e "dóceis" (a razão do ibero-).
Julgo que percebas um pouco de antropologia e não entrarei em especificidades, mas num plano geral creio que o Sr. Coon estava correcto ao afirmar que a zona costeira atlantica da Europa teria sido povoada por elementos do genero "atlantico", que posteriormente teriam se juntado a outros grupos etnicos. Os Iberos pertenciam ao chamado grupo UP (Upper Paleolithic) e como tal possuiam uma estrutura mais robusta que os mediterranicos da região italica e grega. Como tal, e visto possuir ossos largos mas uma estrutura mais delgada creio que a minha ascendencia mediterranica não é de raiz ibera mas sim latina. Outro indicador, porventura menos fiavel, é a estrutura naso-facial, que é extremamente semelhante á de algumas representações de romanos. POr outro lado a minha pigmentação em clima fresco-temperado é clara, tipicamente "atlantica" mas tambe bronzeio com facilidade, um traço dos "iberos".

Desculpa a resposta longa, mas como sabes mesmo com testes ao cromossoma Y e ao ADN mitocondrial a resposta é algo incerta e em certo casos a analise antropologica é o que nos resta.

Culturalmente sinto-me mais perto dos Romanos que dos Celtas ou Iberos. Por exemplo, se vires a atitude mais naturalista e decidida do Johannes acho que até podes identificar ali uma certa ferocidade "celtica" Estou a brincar mas no fundo podes ver que se calhar até tenho alguma razão.

Reply With Quote
  #27 (permalink)     Quote this post in a PM
Vitor's Avatar
Inactive Member

nah....
Antrapologia está a ser contestada!

Com a genética podemos afirmar que estás mais próximo (isto é o portuguÊs médio) de um belga que de um italiano!
Muito mais!

As semelhanças são só adaptações desde há 12000 anos a climas semelhantes, simplesmente isto...ligar o fenotipo e provar ligações genéticas, é ERRADO!

Se tiveres algumas ligações é com os norte Africanos, de romano não temos nada!
Reply With Quote
  #28 (permalink)     Quote this post in a PM
Old Friday, January 28th, 2005
Arjuna Durden's Avatar
Inactive Member

Last Online: Monday, December 12th, 2005 21:47
Arjuna Durden is noble of speech.Arjuna Durden is noble of speech.
Send a message via MSN to Arjuna Durden

Quote:
não...
É pela simples não referência a Portugal!
Tipo sermos desprezados...

Porque achas que isto ganhou de novo a independência em 1640?
Estavamos fartos de ser desprezados!
Oi, nao dá pra dá um jeitinho???

e ai, mermao, beleza!

eu digo mesmo: Hespanha capital Lisboa!!!

(esse dia convido
o Vitor a uma bacalhoada na Alfama, la na cima para ver chegar as naos do Infante)

oi meu! o negozinho é o seguinte: f**este os meus votos de siléncio, mas nao faz mal.
Reply With Quote
  #29 (permalink)     Quote this post in a PM
Vitor's Avatar
Inactive Member

Thumbs up Re: Spaniards Culture Quiz

Quote:
Originally Posted by Arjuna Durden
Oi, nao dá pra dá um jeitinho???

e ai, mermao, beleza!

eu digo mesmo: Hespanha capital Lisboa!!!

(esse dia convido
o Vitor a uma bacalhoada na Alfama, la na cima para ver chegar as naos do Infante)

oi meu! o negozinho é o seguinte: f**este os meus votos de siléncio, mas nao faz mal.
Não gosto de bacalhau, só se for um bacalhau à brás!

Epá andas a ver muitas telenovelas Brasileiras, os Portugueses não falam assim!
Brasileiro/Galego!

Lisboa ser a capital da nova Hispania parece-me muito bem!
Reply With Quote
  #30 (permalink)     Quote this post in a PM
ArriAno
Guest

Exclamation Re: Spaniards Culture Quiz

Quote:
Originally Posted by Manji
A lingua que estás a falar, o gosto pelo vinho, pelas azeitonas, a propria Lei, são tudo frutos de ROMA, não dessa suposta celticidade. Não tenho nada contra povos/culturas/pessoas de etnia "celtica" ou com amor ás tradições celticas, mas prezo e dou imenso valor á raiz romana.
Los pueblos ibéricos de Hispania, los celtíberos, no le deben NADA a los romanos. 1º porque las lenguas romances como el castellano, el catalán o el astur-galaico, el bable o el portugués no descienden de las lenguas latinas, muy al contrario. 2º Ya Estrabón escribe que hace 8.500 años los habitantes de Iberia escribian sus leyes en verso. 3º Es en España donde floreció hace decenas de miles de años el cristianismo, la religión de Europa, muy al contrario de lo que quieren hacernos creer Roma y la Iglesia romana. Porque los romanos lo único que supieron hacer fue cargarse la más valiosa herencia de los más grandes pueblos de Europa para satisfacer su afán de poder y sus ánsias de saqueo.
Reply With Quote
  #31 (permalink)     Quote this post in a PM
Old Saturday, January 29th, 2005
Arjuna Durden's Avatar
Inactive Member

Quote:
Não gosto de bacalhau, só se for um bacalhau à brás!
Pois daquela nao es bom portugues! Habráse visto?!? Seguro que logo gostas da tortilla de patata e da paella. Ja sabia eu que tu havias de ser um iberista, pelo menos um iberista gastronómico à minha maneira.

Quote:
Epá andas a ver muitas telenovelas Brasileiras, os Portugueses não falam assim! Brasileiro/Galego!
Nao vejo novelas, leio-as. Mas claro, como em Portugal passais o dia ver a BBC com subtítulos ... Ja sei que os prtguesss nao falais assim, mágoa! (pena!) Eu galego?!? e tu portugalego!

Quote:
Lisboa ser a capital da nova Hispania parece-me muito bem!
A mim tambem! As naos do Infante tem de poder chegar a te a mesma capital do imperio. (Ja por isso alguem dissera apos a Guerra Civil na Espanha que a capital devia ser Sevilha, mas nao o tomarom a serio). Alias, sempre se pode ter o porto em Lisboa e as Cortes em Madrid (ou em Toledo). Contudo, acho que os mais revirados perante essa ideia haviam de ser os Catalaes.

De qualquer jeito fica claro que o auténtico iberista gastronómico tem de saber fazer o menu com o melhor de casa sitio
Reply With Quote
  #32 (permalink)     Quote this post in a PM
Vitor's Avatar
Inactive Member

Irmão Português do norte (Galiza, onde nasceu Portugal), parecia que estavas a falar em brasileiro...

"e aí meu irmão", deveria ser "meu irmão como estás?", completamente diferente!

Gosto mais de paella, de tortilhas já não posso dizer o mesmo!

Também não me importava que a capital fosse em Vigo!
ou Santiago de Compostela!

BBC com subtítulos ?
Não! eu vejo a BBC sem subtítulos !

Vejo a original que vem das ilhas britânicas (por satélite).

Last edited by Vitor; Saturday, January 29th, 2005 at 11:55.
Reply With Quote
  #33 (permalink)     Quote this post in a PM
Menydh's Avatar
Southern Charm,
Western Passion

Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.

Quote:
Eso es porque has comido tortilla de patatas sin cebolla... una herejía como otra cualquiera.

También está muy buena la tortilla de calabacín (no es cabaça sino lo que los italianos llaman zucchini o los franceses courgette).

Yo soy adicto al queijo de azeitão y otros quesos portugueses.

Quote:
¿Por qué? En mi opinión la capitaidadl es un enjambre (enxame) de funcionarios y burócratas que no trae nada bueno a una ciudad.
hic domus Aeneae cunctis dominabitur oris,
et nati natorum, et qui nascentur ab illis.'

We can easily forgive a child who is afraid of the dark; the real tragedy of life is when men are afraid of the light.

–Plato–

'Many people, I believe, wish for a society where faith, decency, pro-life convictions and national self-determination within Europe can flourish; and not be swallowed up in a dictatorial EU bureaucracy.'

Gerry McGeough, Irish Nationalist and POW–

Reply With Quote
  #34 (permalink)     Quote this post in a PM
Menydh's Avatar
Southern Charm,
Western Passion

Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.Menydh is a deity.

lahun-ok, la historia hay que leerla con una mente abierta y desde luego no con una mentalidad preconcebida desde el momento actual. Y desde luego no hay que leerla con el ánimo de encontrar entre sus páginas justificaciones a una mitología o una mística.

Y, por cierto, el origen cántabro de los vascos fue una pseudo-teoría de los primeros vasquistas que se dio de bruces con la realidad.

Lo que sí parece cierto es que los vascones desplazaron a gentes similares a los cántabros. Así que si quieres creamos otro agravio diciendo que los vascones eliminaron a una cultura y pueblos ancestrales.
hic domus Aeneae cunctis dominabitur oris,
et nati natorum, et qui nascentur ab illis.'

We can easily forgive a child who is afraid of the dark; the real tragedy of life is when men are afraid of the light.

–Plato–

'Many people, I believe, wish for a society where faith, decency, pro-life convictions and national self-determination within Europe can flourish; and not be swallowed up in a dictatorial EU bureaucracy.'

Gerry McGeough, Irish Nationalist and POW–

Reply With Quote
  #35 (permalink)     Quote this post in a PM
Ebusitanus's Avatar
Senior Member

Last Online: Thursday, September 28th, 2006 12:17
Ebusitanus has earned the respect of peers.
Send a message via MSN to Ebusitanus Send a message via Yahoo to Ebusitanus

lahun-ok, me he quedado boquiabierto ante tu respuesta y no se que decir ni por donde empezar..de hecho no estoy muy seguro de si nos has intentado gastar alguna broma.
Reply With Quote
  #36 (permalink)     Quote this post in a PM
Arjuna Durden's Avatar
Inactive Member

A respecto del quiz, creo ser el único que a votado por los celtas. Personalmente, me identifico en general con toda Hispania y no con lo que ha venido a representar la celticidad hoy en dia (tréboles, guinness, borracheras y merchandising pseudoirlandes/scoto). Sin embargo, el quiz preguntaba por lo étnico y, pensando en Gallaecia, tengo que decantarme por los Celtas (al no figurar los Suevos como opción).

Normalmente, el gallego medio no diria que es celta basándose en la imagen actual de lo celta -y lleva toda la razón, al ser "lo celta" una imagen diseñada por la Scottish Tourist Board, las asociaciones irlandesas en Chicago/NY y empresas cerveceras como Guinness, McEwans, Tennents, etc.

Por otra parte, recuerdo haberme sentido "inter-celta" en Breizh, hablando/danzando con bretones durante el festival de Lorient, o hablando con algunos irlandeses no-britanizados y no-americanizados de la costa oeste (con los bretones, la conexión celto-romance es importante). Sin embargo, cuando visito una tienda o un espectáculo de "celtadas" me dan ganas de preferir el tópico españolero-flamenco del toro, los faralais y el sombrero de Tio Pepe.

Me temo que al hablar de identidades, hay que hablar siempre de imagenes y de cuán reales o no son éstas.
Reply With Quote
</
  #37 (permalink)     Quote this post in a PM
Old Sunday, January 30th, 2005
Arjuna Durden's Avatar
Inactive Member

Quote:
Irmão Português do norte (Galiza, onde nasceu Portugal),
muito bem! a reconhecer a paternidade/maternidade, a raigame... nao como esses que se empenham em falar portunhol enquanto passas a raia para tomares um petisco

Quote:
parecia que estavas a falar em brasileiro...
ah, tu queres dizer galaico-portugues do Brasil ...

Quote:
"e aí meu irmão", deveria ser "meu irmão como estás?", completamente diferente!
Sim, olha, esses creoulos andam a inventaren umas jirias ... é a vinganza do post-colonialismo, como dizem os modernos. Contudo, nao esquecamos que falam portugues, ainda que seja "tropical". Tinhades de fundar uma Academia da Lingua em Lisboa para nao perder o controlo sobre a norma, como fazem/fazemos os espanhois.

Quote:
a tortilha portugalesa deveria levar bacalhau ou peixe à grelha

Quote:
Sim, Vigo ja é a praia-capital de muitos minhotos, do aquem- e do alem-Minho. E Santimbango ja é capital tursístico-mística. Ora, para capitais eu proponho algumas cidades portuguesas, sobetudo pelo nome:
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Alfándega da Fé
Quote:
BBC com subtítulos ?
Não! eu vejo a BBC sem subtítulos !
Referia-me à RTP (Televisao brasileira + BBC com subtitulos = RTP , o meu conheicmento da RTP é o de 1999, isto talvez mudou)

Quote:
Vejo a original que vem das ilhas britânicas (por satélite).
Si bom, eu mesmo tenho escuitado radios emigrantes portuguesas na Suica ou conduzindo pelo mato australiano. A isso chamam-lhe globalizacao, nao é?

Last edited by Arjuna Durden; Sunday, January 30th, 2005 at 11:01.
Reply With Quote